Missão e Valores

POR UMA SOCIEDADE MAIS IGUAL. POR UMA SOCIEDADE DE OPORTUNIDADES.

Para nos comprometermos a promover uma sociedade mais igual é imprescindível estudar e perceber a evolução do papel da mulher até uma perspetiva atual. É inerente que um fenómeno sociológico se formou em torno da função da mulher na sociedade. Estas questões são o mote de discussão da atualidade; são as mulheres que estão na ordem do dia. São inúmeras os estudos debruçados pelas mudanças sociológicas e são também diversos os eventos, conferencias e encontros que visam destacar o papel da mulher, a sua importância e impacto da sua evolução em contexto familiar e dentro do mercado de trabalho. Apesar de tardia, a mudança construiu-se e é visível a cada dia. Constata-se, por fim, que uma sociedade de oportunidades está a nascer para abraçar todos de forma igual, sem conceitos ou géneros.

A procura de histórias inspiradoras envoltas do feminismo que envolvam ambos os géneros de forma igualitária, desconstruindo preconceitos, possibilitando o espaço à mulher através de histórias de mudança da sua condição social, reformulando de forma urgente as suas próprias identidade são o que, em certa medida, proporcionaram o desafio da criação da WE. Novos capítulos se construíram e, se por um lado levam a mulher muito além da sua caracterização social de mulher, esposa e mãe, por outro lado, desenvolve-se uma proteção à mulher no que respeita à discriminação social e laboral, à violência, exploração, entre outros que, alguns, até então entendidos como conceitos normalizados culturalmente. Apesar de uma evolução notória, a igualdade de género ainda tem alguns caminhos por trilhar e algumas batalhas a desbravar. Se até há alguns anos a mulher se remetia à gestão e trato da casa e era responsável pela educação dos filhos e por servir o esposo, hoje a mulher alcança lugares na liderança desde o seio familiar ao setor do trabalho. Hoje temos cada vez mais mulheres que têm habilitações académicas superiores, que ocupam lugares de chefia, gestão e lideram em grandes equipas e nas maiores empresas. Hoje ser mulher numa sociedade que promove a igualdade de género é ultrapassar as barreiras da desigualdade baseadas na discriminação sustentadas na diferença de género. Se outrora era desvalorizada, hoje a mulher por si só destaca-se, investe e acredita em si própria, nas suas capacidades e nas suas competências. Se outrora não tinha poder do uso da palavra, se se via obrigada a corresponder a todas as expectativas sem contrariar ou desobedecer, hoje a mulher quer ser ouvida. A disparidade que atualmente existe em vários contextos é o que a WE pretende trabalhar para desconstruir, desenvolvendo políticas ativas de promoção para a evolução e igualdade de género.

À WE podem aderir todos aqueles cujos princípios, valores e vontades se coadunem com os mesmos que a WE defende e pretende transmitir; podem aderir todos aqueles, homens e mulheres, de qualquer idade e nacionalidade, que pretendam levar a nossa missão além fronteiras; podem aderir e serão bem vindos todos aqueles cuja missão passa igualmente por informar os demais sobre as atualizações e/ou modificações das políticas publicas, informar e sensibilizar para ações que sustentem a promoção e evolução da igualdade de género.

UMA ASSOCIAÇÃO PARA TODOS, NUMA SOCIEDADE SEM GÉNERO.

É acreditando que será possível superar o hábito, a cultura, o preconceito e a inércia, transformando os princípios, modificando os argumentos e trabalhando as políticas sociais, que desacreditaremos as disparidades de género. É com estas premissas que se desenvolve o projeto WE e é com base em todos os projetos supra mencionados que nos propomos desenvolver a nossa atividade, contando com o apoio de toda a população local, atribuindo uma voz uníssona da nossa missão.